Astigmatismo

O astigmatismo é um distúrbio refrativo que ocorre quando a córnea não é perfeitamente redonda e apresenta uma maior curvatura em uma direção, como um “ovo cortado”, produzindo dois focos diferentes na retina (da curvatura mais longa e da curvatura mais curta), o que distorce e nubla a visão tanto para perto como para longe.

O astigmatismo pode ocorrer isoladamente ou associado à miopia ou à hipermetropia. Pode ocorrer em vários membros de uma família, em ambos os sexos.

A forma mais comum está presente desde o nascimento e pode progredir com a idade. Menos freqüentemente, o astigmatismo é provocado por outros distúrbios, como ceratocone ou úlcera da córnea.


O astigmatismo pode afetar a visão de diferentes maneiras:

– A visão é borrada para longe e para perto. O astigmata não vê com clareza linhas horizontais, verticais ou oblíquas, confundindo, assim, símbolos próximos, como o “H”, “N”, “M”, “8”e “0”;

– Incapacidade de enxergar nitidamente tanto objetos distantes quanto próximos;

– Pode apresentar também queimação, hiperemia conjuntival, cansaço ocular e dor de cabeça, uma vez que a imagem irregular formada exige maior esforço para ser interpretada pelo cérebro. O hábito de coçar os olhos pode agravar o problema;

– A correção pode ser feita com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia. Na maioria dos casos lentes de contato proporcionam melhor correção do que os óculos.


Fonte: Novartis

You may also like

Leave a comment