Ceratocone

Ceratocone é uma afecção ocular caracterizada pelo afinamento da córnea, que assume um formato “cônico”, provocando a percepção de imagens distorcidas. Acomete 5 em cada 10.000 pessoas, sendo mais freqüente em determinados grupos de pacientes, como portadores de síndrome de Down e pessoas alérgicas.

Não se conhece ainda as causas, mas sabe-se que o problema geralmente aparece na adolescência ou idade adulta jovem, podendo haver períodos de agravamento e de estabilização da doença.


Sintomas

O afinamento da córnea leva a um aumento de grau, geralmente miopia e astigmatismo irregular, que podem progredir ou estabilizar. O principal sintoma dessa doença é a diminuição da visão.

Na sua fase inicial, o ceratocone se apresenta como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau dos óculos com muita freqüência. O diagnóstico definitivo de ceratocone é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topografia corneana (exame que mostra em imagem o formato preciso da córnea).


Tratamento

O tratamento para o ceratocone varia de acordo com a severidade da doença: nos casos leves, o uso de óculos é suficiente, nos moderados pode ser necessário o uso de lentes de contato.

Nos casos mais avançados, quando o paciente não consegue mais ter uma boa visão com o uso de óculos ou lentes de contato, pode haver a necessidade de cirurgia, que consiste no transplante de córnea.


Fonte: Novartis

You may also like

Leave a comment